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PARA QUEM GOSTA DE DELPHI

Criando o jogo roboWarriors

Elabore um programa que crie tabuleiro 5×5 do jogo roboWarriors.

Inicialmente o sistema deverá solicitar a posição inicial (x,y) de um robô
no tabuleiro e também solicitar a orientação do robô (“cim”, “bax”, “dir” ou “esq”).

Depois desta etapa, o programa deverá ficar aguardando comandos do usuário para a
movimentação do robô.

Os comandos aceitos são:

L //faz o robô girar 90 graus para a esquerda (Left)
R //faz o robô girar 90 graus para a direita (Right)
F //faz o robô andar uma casa para a frente (Front)
S //termina o programa

Os seguintes caracteres para determinar a orientação do robô:
“^” para “cim”,
“V” para “bax”,
“>” para “dir” e
“<" para "esq". Após cada comando, o programa deverá exibir a posição atualizada do robô. O robô não poderá sair do tabuleiro. Sugestão de resposta em Pascal, Lazarus, Delphi (Console)

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{ Desenvolvido por Giovani Da Cruz - showdelphi.com.br }
 
program Robo;
 
{$mode objfpc}{$H+}
 
uses {$IFDEF UNIX} {$IFDEF UseCThreads}
  cthreads, {$ENDIF} {$ENDIF}
  Classes,
  SysUtils,
  Console,
  windows,
  CustApp { you can add units after this };
 
type
 
  TDirection = (drTop, drBotton, drLeft, drRight);
 
  { TRobo }
 
  TRobo = class(TCustomApplication)
  private
    FXPosition: integer;
    FYPosition: integer;
    FDirection: TDirection;
    function GetCharDirection: char;
  protected
    procedure DoRun; override;
  public
    property Direction: char read GetCharDirection;
    property XPosition: integer read FXPosition;
    property YPosition: integer read FYPosition;
    constructor Create(AOwner: TComponent); override; overload;
    constructor Create(AOwner: TComponent; X, Y : Integer; aDirection: TDirection); overload;
    procedure DrawScreen;
    procedure SetDirection(aDirection: TDirection);
    procedure MovRobo();
    procedure GiraRobo(Lado: char);
  end;
 
  const
    TAM_LARGURA = 20;
    TAM_AUTURA = 16;
 
  { TMyApplication }
 
  function TRobo.GetCharDirection: char;
  begin
    case FDirection of
      drBotton: Result := 'V';
      drTop: Result := '^';
      drLeft: Result := '<';
      drRight: Result := '>';
    end;
  end;
 
  procedure TRobo.DoRun;
  var
    ErrorMsg: string;
  begin
 
    { futuramente colocar a parte inicial aqui }
 
 
    Terminate;
  end;
 
  constructor TRobo.Create(AOwner: TComponent);
  begin
    inherited Create(AOwner);
    Self.FXPosition := 3;
    Self.FYPosition := 8;
    SetDirection(drBotton);
  end;
 
  constructor TRobo.Create(AOwner: TComponent; X, Y: Integer; aDirection: TDirection);
  begin
    Self.Create(AOwner);
    FYPosition:= y;
    FXPosition:= x;
    SetDirection(aDirection);
  end;
 
  procedure TRobo.DrawScreen;
  var
    I, L: integer;
  begin
    ClrScr;
 
    WriteLn('Bem vindo ao jogo do roboWarriors, desenvolvido por Giovani Da Cruz');
 
    WriteLn('Comandos:');
    WriteLn('R ->faz o robo girar 90 graus para a direita');
    WriteLn('L ->faz o robo girar 90 graus para a esquerda');
    WriteLn('F ->faz o robo andar para frente');
    WriteLn('S ->Termina o programa');
 
    { Montando o cenario }
    for I := 0 to TAM_LARGURA do
    begin
      Write('_');
    end;
 
    for L := 1 to 5 do
    begin
      WriteLn('');
 
      for I := 0 to TAM_LARGURA do
      begin
        if I mod 4 = 0 then
          Write('|')
        else
          Write(' ');
      end;
 
      WriteLn('');
 
      for I := 0 to TAM_LARGURA do
      begin
        if I mod 4 = 0 then
          Write('|')
        else
          Write('_');
      end;
    end;
 
    { Desenhando o robo }
    GotoXY(Self.XPosition, Self.YPosition);
    Write(Self.Direction);
 
    GotoXY(1, 19);
    Write('Esperando o proximo comando: ');
  end;
 
  procedure TRobo.SetDirection(aDirection: TDirection);
  begin
    FDirection := aDirection;
  end;
 
  procedure TRobo.MovRobo;
  var
    AuxX, AuxY : Integer;
  begin
    AuxX := FXPosition;
    AuxY := FYPosition;
 
    case FDirection of
      drBotton: AuxY := AuxY + 2;
      drTop: AuxY := AuxY - 2;
      drLeft: AuxX := AuxX - 4;
      drRight: AuxX := AuxX + 4;
    end;
 
    if (AuxY > TAM_AUTURA) or (AuxX > TAM_LARGURA) or (AuxY < 8) or (AuxX < 3) then
    begin
      { Robo batendo na parede }
      Beep(850, 500);
    end
    else
    begin
      FXPosition := AuxX;
      FYPosition := AuxY;
    end;
  end;
 
  procedure TRobo.GiraRobo(Lado: char);
  begin
    if Lado = 'L' then
    begin
      case FDirection of
        drBotton: SetDirection(drRight);
        drTop: SetDirection(drLeft);
        drLeft: SetDirection(drBotton);
        drRight: SetDirection(drTop);
      end;
    end;
 
    if Lado = 'R' then
    begin
      case FDirection of
        drBotton: SetDirection(drLeft);
        drTop: SetDirection(drRight);
        drLeft: SetDirection(drTop);
        drRight: SetDirection(drBotton);
      end;
    end;
  end;
 
var
  Application: TRobo;
  Command: char;
  x, y : Integer;
  posicaoIni : string;
  aDirection: TDirection;
begin
  { Lendo X }
  repeat
    Write('Informe a posicao X [1..5]: ');
    Readln(x);
 
    if ((x < 1) or (x > 5)) then
    begin
      WriteLn('X e invalido!');
      Write('Enter para informar novamente!');
      ReadLn;
    end;
  until ((x >= 1) and (x <= 5));
 
  x := 3 + (x-1)*4;
 
  { Lendo Y }
  repeat
    Write('Informe a posicao Y [1..5]: ');
    Readln(y);
 
    if ((y < 1) or (y > 5)) then
    begin
      WriteLn('Y e invalido!');
      Write('Enter para informar novamente!');
      ReadLn;
    end;
  until ((y >= 1) and (y <= 5));
 
  y := 8 + (y-1)*2;
 
  { Lendo a posicao inicial do robo }
  repeat
    Write('Informe a posicao inicial do robo ("cim", "bax", "dir" ou "esq"): ');
    ReadLn(posicaoIni);
    posicaoIni:= LowerCase(posicaoIni);
 
    if ((posicaoIni <> 'cim') and (posicaoIni <> 'bax') and (posicaoIni <> 'dir') and (posicaoIni <> 'esq')) then
    begin
      WriteLn('Posicao e invalida!');
      Write('Enter para informar novamente!');
      ReadLn;
    end;
  until (posicaoIni = 'cim') or (posicaoIni = 'bax') or (posicaoIni = 'dir') or (posicaoIni = 'esq');
 
  if (posicaoIni = 'cim') then
    aDirection:= drTop;
 
  if (posicaoIni = 'bax') then
    aDirection:= drBotton;
 
  if (posicaoIni = 'dir') then
    aDirection:= drRight;
 
  if (posicaoIni = 'esq') then
    aDirection:= drLeft;
 
  { Iniciando o jogo }
  Application := TRobo.Create(nil, x, y, aDirection);
  Application.Title := 'Meu Robo - showdelphi.com.br';
  Application.Run;
 
  Application.DrawScreen;
 
  repeat
    Command := UpCase(ReadKey);
 
    case Command of
      'L' : Application.GiraRobo(Command);
      'R' : Application.GiraRobo(Command);
      'F' : Application.MovRobo();
      else
      begin
        { Verificar a necessidade de informar comando invalido }
      end;
    end;
 
    Application.DrawScreen;
  until Command = 'S';
 
  Application.Free;
end.
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  • Giovani Da Cruz
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  • 6 de abril de 2016

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