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PARA QUEM GOSTA DE DELPHI

Criando o jogo roboWarriors

Elabore um programa que crie tabuleiro 5×5 do jogo roboWarriors.

Inicialmente o sistema deverá solicitar a posição inicial (x,y) de um robô
no tabuleiro e também solicitar a orientação do robô (“cim”, “bax”, “dir” ou “esq”).

Depois desta etapa, o programa deverá ficar aguardando comandos do usuário para a
movimentação do robô.

Os comandos aceitos são:

L //faz o robô girar 90 graus para a esquerda (Left)
R //faz o robô girar 90 graus para a direita (Right)
F //faz o robô andar uma casa para a frente (Front)
S //termina o programa

Os seguintes caracteres para determinar a orientação do robô:
“^” para “cim”,
“V” para “bax”,
“>” para “dir” e
“<" para "esq". Após cada comando, o programa deverá exibir a posição atualizada do robô. O robô não poderá sair do tabuleiro. Sugestão de resposta em Pascal, Lazarus, Delphi (Console)

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{ Desenvolvido por Giovani Da Cruz - showdelphi.com.br }
 
program Robo;
 
{$mode objfpc}{$H+}
 
uses {$IFDEF UNIX} {$IFDEF UseCThreads}
cthreads, {$ENDIF} {$ENDIF}
Classes,
SysUtils,
Console,
windows,
CustApp { you can add units after this };
 
type
 
TDirection = (drTop, drBotton, drLeft, drRight);
 
{ TRobo }
 
TRobo = class(TCustomApplication)
private
FXPosition: integer;
FYPosition: integer;
FDirection: TDirection;
function GetCharDirection: char;
protected
procedure DoRun; override;
public
property Direction: char read GetCharDirection;
property XPosition: integer read FXPosition;
property YPosition: integer read FYPosition;
constructor Create(AOwner: TComponent); override; overload;
constructor Create(AOwner: TComponent; X, Y : Integer; aDirection: TDirection); overload;
procedure DrawScreen;
procedure SetDirection(aDirection: TDirection);
procedure MovRobo();
procedure GiraRobo(Lado: char);
end;
 
const
TAM_LARGURA = 20;
TAM_AUTURA = 16;
 
{ TMyApplication }
 
function TRobo.GetCharDirection: char;
begin
case FDirection of
drBotton: Result := 'V';
drTop: Result := '^';
drLeft: Result := '<';
drRight: Result := '>';
end;
end;
 
procedure TRobo.DoRun;
var
ErrorMsg: string;
begin
 
{ futuramente colocar a parte inicial aqui }
 
 
Terminate;
end;
 
constructor TRobo.Create(AOwner: TComponent);
begin
inherited Create(AOwner);
Self.FXPosition := 3;
Self.FYPosition := 8;
SetDirection(drBotton);
end;
 
constructor TRobo.Create(AOwner: TComponent; X, Y: Integer; aDirection: TDirection);
begin
Self.Create(AOwner);
FYPosition:= y;
FXPosition:= x;
SetDirection(aDirection);
end;
 
procedure TRobo.DrawScreen;
var
I, L: integer;
begin
ClrScr;
 
WriteLn('Bem vindo ao jogo do roboWarriors, desenvolvido por Giovani Da Cruz');
 
WriteLn('Comandos:');
WriteLn('R ->faz o robo girar 90 graus para a direita');
WriteLn('L ->faz o robo girar 90 graus para a esquerda');
WriteLn('F ->faz o robo andar para frente');
WriteLn('S ->Termina o programa');
 
{ Montando o cenario }
for I := 0 to TAM_LARGURA do
begin
Write('_');
end;
 
for L := 1 to 5 do
begin
WriteLn('');
 
for I := 0 to TAM_LARGURA do
begin
if I mod 4 = 0 then
Write('|')
else
Write(' ');
end;
 
WriteLn('');
 
for I := 0 to TAM_LARGURA do
begin
if I mod 4 = 0 then
Write('|')
else
Write('_');
end;
end;
 
{ Desenhando o robo }
GotoXY(Self.XPosition, Self.YPosition);
Write(Self.Direction);
 
GotoXY(1, 19);
Write('Esperando o proximo comando: ');
end;
 
procedure TRobo.SetDirection(aDirection: TDirection);
begin
FDirection := aDirection;
end;
 
procedure TRobo.MovRobo;
var
AuxX, AuxY : Integer;
begin
AuxX := FXPosition;
AuxY := FYPosition;
 
case FDirection of
drBotton: AuxY := AuxY + 2;
drTop: AuxY := AuxY - 2;
drLeft: AuxX := AuxX - 4;
drRight: AuxX := AuxX + 4;
end;
 
if (AuxY > TAM_AUTURA) or (AuxX > TAM_LARGURA) or (AuxY < 8) or (AuxX < 3) then
begin
{ Robo batendo na parede }
Beep(850, 500);
end
else
begin
FXPosition := AuxX;
FYPosition := AuxY;
end;
end;
 
procedure TRobo.GiraRobo(Lado: char);
begin
if Lado = 'L' then
begin
case FDirection of
drBotton: SetDirection(drRight);
drTop: SetDirection(drLeft);
drLeft: SetDirection(drBotton);
drRight: SetDirection(drTop);
end;
end;
 
if Lado = 'R' then
begin
case FDirection of
drBotton: SetDirection(drLeft);
drTop: SetDirection(drRight);
drLeft: SetDirection(drTop);
drRight: SetDirection(drBotton);
end;
end;
end;
 
var
Application: TRobo;
Command: char;
x, y : Integer;
posicaoIni : string;
aDirection: TDirection;
begin
{ Lendo X }
repeat
Write('Informe a posicao X [1..5]: ');
Readln(x);
 
if ((x < 1) or (x > 5)) then
begin
WriteLn('X e invalido!');
Write('Enter para informar novamente!');
ReadLn;
end;
until ((x >= 1) and (x <= 5));
 
x := 3 + (x-1)*4;
 
{ Lendo Y }
repeat
Write('Informe a posicao Y [1..5]: ');
Readln(y);
 
if ((y < 1) or (y > 5)) then
begin
WriteLn('Y e invalido!');
Write('Enter para informar novamente!');
ReadLn;
end;
until ((y >= 1) and (y <= 5));
 
y := 8 + (y-1)*2;
 
{ Lendo a posicao inicial do robo }
repeat
Write('Informe a posicao inicial do robo ("cim", "bax", "dir" ou "esq"): ');
ReadLn(posicaoIni);
posicaoIni:= LowerCase(posicaoIni);
 
if ((posicaoIni <> 'cim') and (posicaoIni <> 'bax') and (posicaoIni <> 'dir') and (posicaoIni <> 'esq')) then
begin
WriteLn('Posicao e invalida!');
Write('Enter para informar novamente!');
ReadLn;
end;
until (posicaoIni = 'cim') or (posicaoIni = 'bax') or (posicaoIni = 'dir') or (posicaoIni = 'esq');
 
if (posicaoIni = 'cim') then
aDirection:= drTop;
 
if (posicaoIni = 'bax') then
aDirection:= drBotton;
 
if (posicaoIni = 'dir') then
aDirection:= drRight;
 
if (posicaoIni = 'esq') then
aDirection:= drLeft;
 
{ Iniciando o jogo }
Application := TRobo.Create(nil, x, y, aDirection);
Application.Title := 'Meu Robo - showdelphi.com.br';
Application.Run;
 
Application.DrawScreen;
 
repeat
Command := UpCase(ReadKey);
 
case Command of
'L' : Application.GiraRobo(Command);
'R' : Application.GiraRobo(Command);
'F' : Application.MovRobo();
else
begin
{ Verificar a necessidade de informar comando invalido }
end;
end;
 
Application.DrawScreen;
until Command = 'S';
 
Application.Free;
end.
  • Giovani Da Cruz
  • 0 comentários
  • 6 de abril de 2016

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