DICAS

Visite a biblioteca de dicas da comunidade.

Saiba mais

ARTIGOS

Abordagens detalhadas sobre assuntos diversos.

Saiba mais

INICIANTES

Aprenda a programar de um modo simples e fácil.

Saiba mais

DOWNLOADS

Acesse os materiais exclusivos aos membros.

Saiba mais
voltar

PARA QUEM GOSTA DE DELPHI

Como solucionar o ERRO REQUISIÇÃO NÃO ENVIADA 12057, 12031,12045 ao enviar NF-e ou CT-e

Fala galera do Show Delphi, tudo beleza?

Já tive casos de ao tentar autorizar uma nota fiscal não conseguir e aparecer o seguinte retorno:
REQUISIÇÃO NÃO ENVIADA 12057, 12031,12045…

Ai quebrei a cabeça em busca de soluções. Consegui resolver, mas estudando verifiquei que a mensagem pode ocorrer por diversos motivos e aqui separei alguns dos principais, os quais recomendo que sejam testados.

O serviço da NF-e pode estar off line
1 – Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, clique em Disponibilidade e verifique se o serviço de envio/recebimento está disponível no seu Estado. Caso amarelo ou vermelho, tente enviar a NFe em contingência para o ambiente virtual.

Data do computador está incorreta
2 – Verifique Data e hora do computador. Deve haver sincronia de data/hora entre o seu computador e os computadores do SEFAZ.
Acerte Data e hora do seu computador de acordo com o horário de Brasília e de acordo com horário de verão caso sua região tenha adotado esse horário.

Problemas com a leitura do Certificado Digital
3 – Verifique se o seu certificado digital está instalado e conectado corretamente ao computador. Caso utilize cartão, verifique se o cartão está conectado e se a leitura está sendo feita.

Validade do Certificado Digital
4 – Verifique a Data de Validade do seu certificado. Caso o certificado esteja vencido, solitice renovação ao órgão responsável pelo certificado. O Dangra_NFe inicia o alerta de expiração do certificado 15 dias antes.

Configurações locais do computador
5 – Abra o Internet Explorer.
No menu Ferramentas, selecione Opções da Internet para exibir o diálogo Opções da Internet.
Clique na guia Avançadas.
Desmarque a caixa de seleção de revogação de certificados do servidor.
Clique no botão OK.
Feche todos os navegadores Internet Explorer antes de tentar novamente.

Algum arquivo da cadeia de certificados está faltando
6 – Verifique se a cadeia de certificados está atualizada e instalada corretamente no computador.

Firewall
7 – Desative o firewall do windows ou de terceiros e teste o envio novamente. Caso funcione, adicione a sua aplicação as exceções do Firewall.

Antivírus
8 – Em último caso, desative temporariamente o antivírus do computador. Alguns antivírus dificultam o acesso ao certificado e às transações com o SEFAZ. Caso funcione, adicione a sua aplicação as exceções do antivírus.

Fonte de referência: Dangra Software LINE

Seguindo os passos acima praticamente 100% dos casos que ocorriam esta mensagem foram resolvidos. Manter o sistema operacional atualizado também ajuda a evitar este tipo de problema.

Dúvidas ou sugestões? Deixe o seu comentário!

Um abraço e até a próxima pessoal. Valeu!

Facebook Comments Box
  • Anderson Tonini
  • 29.098 views
  • 4 comentários
  • 6 de abril de 2016

Está gostando do conteúdo? Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

4 respostas para “Como solucionar o ERRO REQUISIÇÃO NÃO ENVIADA 12057, 12031,12045 ao enviar NF-e ou CT-e”

  1. Administrador disse:

    Resolvi o problema no meu cliente com o passo Nº 5.

  2. Também funciona restaurando as configurações no Internet Explorer.
    Menu Ferramentas -> Opções da Internet. Clique na guia Avançadas.
    Clique no botão “Restaurar configurações avançadas”.
    Clique no botão Aplicar.
    Clique no botão OK.

  3. Gustavo Neres Teixeira Filho disse:

    Muito boa a Dica.

    Problema resolvido com o item 5 também.

Deixe um comentário

Ir ao topo

© 2024 Infus Soluções em Tecnologia - Todos os Direitos Reservados