



Existem algumas normas de programação que são mundialmente respeitadas.
Nada mais útil do que listá-las. Sempre que um programa é escrito deve-se
respeitá-las.
• É altamente recomendável usar comentários em seu código fonte para você
detalhar melhor o seu código;
• Usar IDENTAÇÃO de seus fontes. (Padrão no Delphi: 2 espaços);
• O padrão de indentação (endenação) deve ser o mesmo em todo o programa e deve ser
inserido na digitação do programa e não após ele já estar pronto;
• Nunca tentar redefinir palavras reservadas de uma linguagem;
• Em expressões matemáticas, não existem {} (Chaves), [] (Colchetes). Todos os níveis
de precedência devem ser construídos com () (Parênteses);
• Todas as regras matemáticas são respeitadas pelo computador;
• O 0 (zero) é totalmente diferente de nada (Null) [–> 0 <> Nada];
• Devemos sempre que possível aproveitar ao máximo as linhas de código e as variáveis
já existentes;
• Uma linha de comando termina sempre com um ponto-e-vírgula (;);
• Pode haver dois comandos em uma mesma linha, desde que os mesmos estejam
separados por ponto-e-vírgula (;);
• Recomenda-se quando na codificação dos algoritmos no computador o uso de letras
minúsculas (facilidade de leitura), reservando as maiúsculas para algum tipo de
destaque ou para constantes;
• As regras para nomes de identificadores (nomes de variáveis, nomes de funções)
válidos não devem possuir espaços em branco. Recomenda-se o uso de letras ao inicio
dos identificadores;
• Os nomes de quaisquer identificadores (variáveis, nome de funções) não podem em
hipótese nenhuma ser repetidos;
• Após o término de cada área do algoritmo ou após cada função é aconselhável deixar
uma linha em branco para uma melhor organização;
• O compilador ou interpretador detecta somente erros de sintaxe,
nunca erros de lógica.
Baseado nas notas de aula do Prof. Marcelo Trindade Rebonatto