DICAS

Visite a biblioteca de dicas da comunidade.

Saiba mais

ARTIGOS

Abordagens detalhadas sobre assuntos diversos.

Saiba mais

INICIANTES

Aprenda a programar de um modo simples e fácil.

Saiba mais

DOWNLOADS

Acesse os materiais exclusivos aos membros.

Saiba mais
voltar

PARA QUEM GOSTA DE DELPHI

Aula 05 – Estrutura geral de um programa ou algoritmo.

Aula 05 – Estrutura geral de um programa ou algoritmo.

Olá pessoal! E ai, gostando das aulas? Então vamos a mais uma etapa, e vamos aprender o a estrutura básica de um programa em pascal.

A Linguagem PASCAL / Object PASCAL

O PASCAL / Object PASCAL é uma linguagem de programação de grau médio, e confere alto grau de poder ao programador para fazer o que quiser e como quiser.

Devido ao seu grau, é uma das linguagens mais rápidas existentes. É uma linguagem de programação muito difundida no meio tecnológico, ela é de fácil assimilação e rápido aprendizado.

Todos os seus comandos e funções são palavras ou abreviações que podem ser facilmente decifradas(entendidas, traduzidas) no idioma inglês.

Estrutura de um Programa em Pascal

estrurura de um algoritmo

Estrutura geral de um algoritmo.

Semelhante a um livro, deve-se manter a mesma ordem de leitura para os programas, ou seja, o programa é lido de cima para baixo, da esquerda para a direita.
a) Primeiro, deve-se dizer que algoritmo ou programa estamos escrevendo (área de identificação). Recomenda-se a utilização de comentários para essa tarefa.
b) Logo após, deve ser escrito quais são as variáveis envolvidas em nosso algoritmo ou programa (área de definições de variáveis).
c) Em seguida, escreve-se o código do algoritmo ou programa dito, ou seja, todas as ações que desejamos que o nosso algoritmo (programa) faça. Uma técnica muito utilizada é o emprego de métodos (área de procedimentos e funções).
d) Finalmente, define-se qual a ordem de chamada dos procedimentos e das funções ou ainda a sequência dos “comandos”. O primeiro procedimento/comando a ser chamado será também o primeiro a ser executado (área principal).

Área de Identificação

  1. É uma área obrigatória em um programa, servindo para sua identificação.
  2. É altamente recomendado conter comentários, explicando a função do algoritmo.
  3. Em um algoritmo, deve começar pela palavra chave “programa”, seguida do
    nome do programa, que deve começar por letras, com tamanho máximo de 64
    caracteres e ser mnemônico (Nome Único).
  4. Após cada comando deve-se colocar um ponto e vírgula (;)
  5. A seguir, caso necessário, deve-se incluir o uso de bibliotecas que contém os
    principais comandos e funções que serão utilizados em nossos programas.

Exemplo de algoritmo:

1
2
3
4
5
6
programa primeiro;
{ Este programa serve para o cálculo de anos bissextos }
{ Autor: Fulano de tal Criado em: 29/02/1500 }
{ Última modificação: 30/02/1900 }
usar 
  Wincrt;

Exemplo de pascal:

1
2
3
4
5
6
program primeiro;
{ Este programa serve para o calculo de anos bissextos }
{ Autor: Fulano de tal Criado em: 29/02/1500 }
{ Última modificação: 30/02/1900 }
uses 
  Wincrt;

Área das definições de Variáveis

Lembrando que o estudo tem foco em pascal, pode-se citar algumas dicas para a definição de variáveis:

  1. A definição deve começar pela palavra chave “var”.
  2. Após, geralmente na próxima linha, deve-se especificar os nomes das variáveis,
    divididos por vírgulas.
  3. Os nomes das variáveis seguem as mesmas regras do nome do programa.
  4. Após a última variável de uma linha, utilizaremos o separador dois pontos (:) e colocaremos o tipo desta lista de variáveis, terminando a linha com um ponto e vírgula (;).
  5. Nas próximas linhas, pode-se adicionar outras variáveis (com nomes diversos) e de tipos diversos.

Exemplo em algoritmo:

1
2
3
4
5
6
7
var
  mes, dia, ano : Inteiro;
  salario : Real;
  folgou_feriado : Logico;
  dias_trabalhados : Inteiro;
  ,  :  ;
  ......, ...... : ..................

Exemplo em pascal:

1
2
3
4
5
6
7
var
  mes, dia, ano : Integer;
  salario : Real;
  folgou_feriado : Boolean;
  dias_trabalhados : Integer;
  ,  :  ;
  ......, ...... : ..................

Como pode ser visto no exemplo acima, além da definição de uma variável com seu tipo, pode-se definir várias do mesmo tipo, como no exemplo acima as variáveis “mes”, “dia” e “ano”, todas
do tipo “inteiro”, ou seja, que podem armazenar números sem casas decimais.

Área dos Métodos (Procedimentos e Funções)

• É onde definimos os procedimentos e funções a serem utilizados em nosso programa.
• Procedimentos e funções executam uma determinada ação que pode ou não se repetir no programa.
• A diferença básica entre procedimento e função é que a função retorna um valor, e o procedimento não.
• A definição de um procedimento deve começar com a palavra chave “procedure”, seguida do
nome deste procedimento e terminada por um ponto e vírgula (;).
• A seguir, na próxima linha a palavra chave “inicio”.
• Nas demais linhas, os comandos a serem executados, sempre terminando cada comando com um ponto e vírgula (;).
• Podemos chamar um procedimento/função dentro de outro, desde que o procedimento/função
chamado tenha sido escrito antes daquele que o chama.
• Para terminarmos o procedimento, devemos inserir a palavra chave “fim” seguida de um ponto e vírgula (;).
• A definição de uma função segue as mesmas regras de um procedimento, com o adicional da necessidade de um retorno.

Exemplo:

1
2
3
4
5
procedure inicial;
inicio
{ comandos relativos ao procedimento }
. . .
fim ;


Área do Programa

• É uma área obrigatória.
• É onde o programa começa realmente a ser executado. O primeiro comando da área de
programa será o primeiro comando a ser executado.
• Deve começar pela palavra chave “inicio”.
• Nas demais linhas devem continuar as chamadas de procedimentos/funções e comandos
para efetuarmos nosso programa, terminadas com um ponto e vírgula(;).
• Deve terminar com a palavra chave “fim”, seguida de um ponto final (.).

Exemplo:

1
2
3
4
5
6
7
inicio
  limpar;
  inicial;
  leitura;
  x := calculo(a, b);
  mostra('o resultado de x vale' + x);
fim.

Vamos de modo geral um algoritmo base

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
 
{ Área de definição do programa.
 
  Programa criado por Giovani Da Cruz
  Em 09/05/2020 }
 
programa ShowDelphi;
 
// Área de definição de constantes.
const
  SITE_SHOW_DELPHI = 'showdelphi.com.br';
 
// Área de definição de variáveis.
var
  Membros : Inteiro;
 
// Área do programa principal
inicio
  limpar;
 
  Membros := 1000000;
  mostra('O site ' + SITE_SHOW_DELPHI + ' tem ', Membros, ' de membros!');
fim.

Agora vamos dar uma olhada como ficaria o código em um programa na linguagem Pascal válido.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
{ Área de definição do programa.
 
  Programa criado por Giovani Da Cruz
  Em 09/05/2020 }
 
program ShowDelphi;
 
// Área de definição de constantes.
const
  SITE_SHOW_DELPHI = 'showdelphi.com.br';
 
// Área de definição de variáveis.
var
  Membros : Integer;
 
// Área do programa principal
begin
  Membros := 1000000;
  Writeln('O site ' + SITE_SHOW_DELPHI + ' tem ', Membros, ' de membros!');
 
  Readln;
end.

Para um melhor entendimento, assista a aula 05 gravada por Giovani.

Dúvidas? Publique nos comentários.

Um abraço e até a próxima aula.

Facebook Comments Box
  • InfusTec
  • 4.883 views
  • 0 comentários
  • 12 de março de 2015

Está gostando do conteúdo? Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

Deixe um comentário

Ir ao topo

© 2024 Infus Soluções em Tecnologia - Todos os Direitos Reservados