
Fala galera do Show Delphi, tudo beleza?
Quando se pensa em agilizar a produtividade, uma das primeiras coisas que vem em mente são atalhos, uma vez que, eles são muito eficientes na automatização de tarefas.
Como mencionado, os atalhos da IDE Delphi são a maneira mais fácil de acelerar o desenvolvimento. A maioria de nós, sem dúvida, conhece os atalhos mais importantes em Delphi, mas sempre é importante revisar e vamos compartilhar quais usamos regularmente.
( Aqui você pode encontrar todos os atalhos do Delphi )
Ctrl + Shift + <Number> e use-o com Ctrl + <Number>.
Ctrl + Shift + Arrow upou Ctrl + Shift + Arrow down.
Alt + Shift + S.
Ctrl + G
Alt + F11para adicionar uma unidade ao seu código (use com DDevExtensions).
Preferimos CLCL para o histórico da área de transferência, você pode usá-lo facilmente pressionando Alt + C. Apesar de não ser uma sugestão específica do Delphi, é algo muito importante e valioso para uso no dia a dia.
Ctrl + Se salvar tudo: Ctrl + Shift + SF9, compilar: Ctrl + F9e compilar: Shift + F9Ctrl + F2Shift + F11Ctrl + Shift + C(ou seja, crie os métodos na seção de implementação)Ctrl + Shift + VCtrl + Shift + D(o mesmo que V, mas em vez da variável local, você terminará com uma variável de classe)Ctrl + Shift + ECtrl + Enter(quando o cursor estiver sobre o nome de uma unidade). Mais rápido que Ctrl + click, mas só funciona se o Delphi puder localizar a unidadeCtrl + Alt + Z(GExperts)
Ctrl + Shift + M
Sincronize os parâmetros de procedimento ou função:Ctrl + Alt + Shift + P
Então pessoal, hoje conhecemos ou ao menos refrescamos a memória de vários atalhos muito úteis no Delphi.
Conhece algum outro que ficou de fora da lista? Deixe nos comentários!
Bons códigos e sucesso!
Um abraço e até o próximo post. Valeu!