Aula 06 – Observações relativas a escrita de programas Pascal
Aula 06 – Observações relativas a escrita de programas Pascal.
Olá pessoal! E ai, gostando das aulas? Então vamos a mais uma etapa, e vamos aprender alguns assuntos específicos da linguagem Pascal.
Observações relativas a escrita de programas Pascal
Uma linha de comando em Pascal termina sempre com um ponto e vírgula (;).
Exemplo 1
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| limpar;
escrever;
mostrar; |
limpar;
escrever;
mostrar;
Podemos ter dois comandos em uma mesma linha, desde que os mesmos estejam separados por ponto e vírgula (;)
Exemplo 2
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| limpar; escrever; mostrar; |
limpar; escrever; mostrar;
Embora seja possível colocar dois comandos na mesma linha, pessoalmente prefiro utilizar linhas separadas, conforme o Exemplo 2.
A linguagem Pascal é Case Insensitive, ou seja, não faz diferença entre letras maiúsculas e minúsculas na digitação de comandos;
Exemplo 3
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| Limpar;
LIMPAR;
limpar; |
Limpar;
LIMPAR;
limpar;
Nos 3 casos acima, o comando “Limpar” é executado.
As regras para nomes de identificadores (nome do programa, nomes de variáveis, nomes de procedimentos/funções) válidas em Pascal são que os mesmos devem obrigatoriamente começar por letras, ter no máximo 64 caracteres e não possuir espaços em branco no meio do nome.
Exemplo 4
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| Lim par; // isso não é possível
// Estes comandos são válidos!
Limpar;
Limpar2;
Limpar_tudo; |
Lim par; // isso não é possível
// Estes comandos são válidos!
Limpar;
Limpar2;
Limpar_tudo;
Os nomes de quaisquer identificadores (variáveis, procedimentos, nome do programa, funções) não podem em hipótese nenhuma ser repetidos.
Exemplo 5
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| var
vAno, vMes, vDia : Integer; // Tudo ok
Idade : Integer;
Idade : Real; // Aqui vai dar erro, porque existe duas variáveis com o mesmo nome, no caso "Idade". |
var
vAno, vMes, vDia : Integer; // Tudo ok
Idade : Integer;
Idade : Real; // Aqui vai dar erro, porque existe duas variáveis com o mesmo nome, no caso "Idade".
Após o término de cada área de programa ou após cada procedimento é aconselhável deixarmos uma linha em branco para uma melhor organização do nosso código fonte.
Exemplo 6
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| program Teste;
var
vAno : Integer;
// procedure para mostrar o conteúdo da variável
procedure Mostrar;
begin
Writeln(vAno);
end;
begin
vAno := 2020;
Mostrar;
end. |
program Teste;
var
vAno : Integer;
// procedure para mostrar o conteúdo da variável
procedure Mostrar;
begin
Writeln(vAno);
end;
begin
vAno := 2020;
Mostrar;
end.
Lembrando a forma de fazer comentários.
Os comentários devem ser escritos, sempre. Eles servem para futuramente sabermos o que fizemos nos programas, ou até mesmo em grandes empresas para sabermos o que outros fizeram. É aconselhável ao início de um programa ou um procedimento, escrever para que serve o programa/procedimento, qual a lógica utilizada e, em programas, o nome do autor e a data de criação bem como a data da última modificação.
Eles são identificados pelos símbolos “{“, “}” (chaves) que marcam respectivamente o início e o fim do trecho de comentários. Os comentários não são interpretados pelo compilador.
Também é possível utilizar “(*” “*)” para comentários que funcionarão da mesma forma das chaves.
Por fim é possível ainda utilizar “//” para um comentário em uma única linha.
Exemplo 7
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| procedure Teste;
begin
{ Exemplo de
um comentário com chaves }
(*
Exemplo de comentário com parenteses e asterisco.
*)
// Aqui é um comentário de uma única linha.
end; |
procedure Teste;
begin
{ Exemplo de
um comentário com chaves }
(*
Exemplo de comentário com parenteses e asterisco.
*)
// Aqui é um comentário de uma única linha.
end;
Exemplo 2
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| program calc_media;
uses
wincrt;
{ Este é um programa de teste que calcula a média dos alunos }
procedure calculo;
{ Este procedimento calcula as raizes de uma equação de 2º
grau, usando a formula de báskara }
// ... |
program calc_media;
uses
wincrt;
{ Este é um programa de teste que calcula a média dos alunos }
procedure calculo;
{ Este procedimento calcula as raizes de uma equação de 2º
grau, usando a formula de báskara }
// ...
Atribuição de valores
De modo geral funciona da seguinte forma:
Atribui a variável da esquerda o valor da direita. Confuso? Calma, vamos explicar!
:=
--> Constante ======> a := 5;
--> Variável =======> a := b;
--> com variáveis ==> a := b * 4;
Se você reparar nos exemplos acima, verá que há situações como esta:
Veja o “:=”, este é o sinal de atribuição em pascal, ou seja e a forma de indicar que uma variável, por exemplo vai receber um valor.
No exemplo acima estamos atribuindo o valor “2020” para a variável “vAno”. Outra forma de leitura é:
Variável vAno receber 2020.
Mais exemplos de atribuição de valores:
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| X := 10;
Y := 20 - X;
Z := X + y;
Z := Z - (X + 8);
varmed := X / Z;
total := Y * 5; |
X := 10;
Y := 20 - X;
Z := X + y;
Z := Z - (X + 8);
varmed := X / Z;
total := Y * 5;
Se fosse executado um programa com os comandos acima, no final a variável varmed vale 5 e a variável total vale 50.
Para um melhor entendimento, assista a aula 06 gravada por Giovani.
Aqui chegamos ao fim de mais uma etapa, na próxima aula falaremos sobre Tipos de dados e Identificadores.
Dúvidas? Publique nos comentários.
Um abraço e até a próxima aula.
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Giovani Da Cruz
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- 0 comentários
- 22 de março de 2019
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